Indicações

Quais são os pontos principais de importância da AK e quais suas indicações

Basicamente, a AK oferece uma possibilidade de, com a ajuda de testes gerais (screening), indicar a terapia correta inclusive em quadros de doenças complexas. A terapia pode ser manual, reflexoterapia, metabólicos ou psicoterapêuticos.

Indicações específicas:

a)       Clínica médica: testes para fungos, parasitas e terapias. Testes para carência alimentar. Alergias, inclusive intolerâncias alimentares. Testes para determinar contaminação através de metais pesados, pesticidas e outros químicos. Doenças inflamatórias, como reumatismo. Doenças de pele.

b)       Ortopedia, Neurologia: síndromes da coluna vertebral. Dores de cabeça, enxaqueca. Problemas nas extremidades e lesões esportivas. Escoliose. Disfunções cerebrais mínimas (dislexia).

c)       Ginecologia, Urologia: distúrbios hormonais e menstruais. Síndrome pré-menstrual (TPM). Incotinência urinária. Queixas da próstata.

d)       Odontologia, Ortopedia Funcional dos Maxilares: adaptação ideal de aparelhos ortodônticos (Bionator, Pistas etc). Síndromes de dores causadas por má oclusão (dores de cabeça, da coluna vertebral e membros). Problemas de aprendizagem, de concentração e de comportamento. Má oclusão de significado estético.

Diagnóstico de áreas de distúrbios e focos dentais. Teste de materiais protéticos.

O terapeuta da AK

A formação na “Applied Kinesiology”, da forma clássica, é regulada e controlada pelo International College of Applied Kinesiology (ICAK).

Os titulados “diplomates do ICAK” são encarregados de ministrar cursos de AK.

Prova de qualificação básica é o diploma médico de AK para médicos e dentistas, assim como o “Clinical Competence Test” para profissionais das outras áreas médicas e paramédicas.